sexta-feira, 25 de março de 2011

Aprovados no Deserto - Parte 2

Deserto - A escola de Deus - Parte 2


" Florecendo no deserto" e sendo aprovado...

Eu (Calebe) tinha 40 anos quando Moíses servo do Senhor me enviou a Cades-Barnéia para espiar a terra de Canaã. Eu lhe trouxe a resposta como sentia em meu coração. Meus irmãos que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo. Eu, porém, perserverei em seguir ao Senhor meu Deus. (Js 14: 7-8)



"Os Israelistas são libertos da escravidão através da vida de Moíses. Eles são guiados por Deus pelo deserto com destino determinado. A terra de Canãa, prometida por Deus a Abrãao, Issac e Jacó, uma terra que mana leite e mel. Chegando os Israelitas em Cades-Barnéia, após 40 dias de viagem pelo deserto, Moíses ordena a 12 espias que entrem na terra e tragam notícias de lá. Entre os 12 espias, estavam Josué e Calebe. Chegando na terra, encontraram com muitas coisas boas, como frutas grandes, e também encontraram os filhos de Enaquins, gigantes na terra. Quando os espias voltam para dar as notícias a Moíses e ao povo, apenas dois deles dizeram que era uma boa terra, que manava leite e mel. Sabiam que lá possuia gigantes, porém Deus estaria com eles. Ao contrário dos demais, que dizeram ser impossível chegar até lá, os gigantes eram grandes demais. Sabemos que por causa da murmuração do povo contra Deus e a terra prometida, Deus os levou em uma longa jornada pelo deserto de 40 anos. De todos os que haviam saído do Egito, apenas dois deles entraram na terra prometida. A saber, Josué e Calebe."

"Irmãos, preciosidades podemos aprender com essa passagem das Escrituras Sagradas."

Quando Deus nos faz uma promessa, devemos guardá-la no coração.
Assim como fizeram Calebe e Josué. Esses homens sabiam que enfrentariam dificuldades para tirar os gigantes lá de dentro da terra, mais eles criam no Deus que os havia prometido Canaã.

O fato de Calebe ter guardado a promessa no coração o levou a passar pelo tempo de 40 anos no deserto e não desistir da sua caminhada. Confie em tudo o que o Senhor Jesus te prometeu. Guarde no seu coração as promessas do Senhor para tua vida. Enfrente os gigantes que se colocarem na tua frente, confiante de que foi Deus que te prometeu.

As palavras dos restantes dos espias, fizeram derreter o coração do povo. Js 14:8

As nossas palavras, o nosso testemunho, a nossa coragem, determinação, são um incentivo para as pessoas que estão ao nosso redor. Quando falamos em dar um testemunho, fazemos com que pessoas desistam assim como nós estamos desistindo.

Coragem, prossiga para o alvo. Seja um valente confiante nas promessas do Senhor.

Calebe, porém prosseguiu em seguir ao Senhor seu Deus, assim como Josué.

Mesmo que as pessoas que te rodeiam sejam descrentes, desprovidas de fé, prossiga em seguir ao Senhor teu Deus. A sua recompensa virá assim como Deus recompensou a vida destes dois homens, sendo eles os únicos que saíram do Egito e entraram em Canaã.

Você deseja alcançar a promessa de Deus para tua vida? Prossiga em seguir ao Senhor teu Deus, independente das pessoas que te rodeiam.

Calebe tinha 85 anos de idade quando entrou na terra prometida. Passaram-se 45 anos até ele alcançar a sua parte da terra, a sua promessa. Calebe herdou a cidade de Hebrom, a cidade do maior gigante da terra.

Acredite em Deus para sonhos grandes. Ele derrota os nossos inimigos diante de nós e faz com que as suas promessas se tornem uma realidade na nossa vida. Deus é o Deus do impossível. Lc 1:37

Josué por sua vez, se tornou o sucessor de Moíses, logo após sua morte. Foi Josúe, um espia que conseguiu olhar para a promessa de Deus como sendo algo maravilhoso e mediante ao deserto, ele não desistiu de crer. Ele foi tremendamente honrado por Deus, levando os filhos dos Israelistas a entrarem e herdarem a terra que Deus tinha jurado aos patriarcas por herança.

Sirva ao Senhor teu Deus com todas as tuas forças. Ame-o. Entregue-se completamente ao Senhor, confiando nele. E creia, a terra que Ele te prometeu por herança será tua.

Como disse Moíses: Certamente a terra com que pisou os teus pés será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente,  porque perseverastes em seguir o teu Deus. Js 14: 9

Que o Senhor te abençoe e faça brotar no teu coração à esperança e a força necessária, para que como Calebe você possa dizer: Eu ainda tenho a mesma força de 40 anos atrás, quando Deus me fez a promessa.

Um grande abraço, obrigada pela sua visita.

Pra. Thaís Itaborahy

Se você não leu a primeira parte da mensagem, leia aqui.
Postar um comentário

Pages

Followers