sábado, 1 de janeiro de 2011

Os planos de Deus jamais se frustram

Eu sei que tudo podes e nenhum dos teus planos podem ser impedidos; Escuta-me, dissestes, e eu falarei; eu te perguntarei e tu me responderás. Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te vêem os meus olhos.



Pela fé em Deus creia na sua vitória
mesmo contra a esperança.
Quanta luta e quanto sofrimento de uma só vez...quase que não dá de suportar. A intensa dor da perda, a dor da solidão e do abandono. Meu Deus será que te esquecestes de mim?

Ele era um homem forte, integro e sincero diante de Deus. Um homem de boa reputação na cidade. Tinha muito dinheiro e uma família grande e bela. Tinha servos e morava em uma linda fazenda. Tinha um bom relacionamento com Deus, orava todas as madrugadas pelos seus filhos. Era um homem que tinha grande temor do Senhor. Ansiava em fazer as coisas justas diante de Deus.

Deus tinha prazer em Jó e dava testemunho a seu respeito, até que um belo dia Satanás se coloca diante de Deus e pede para tocar na vida de Jó. Satanás alegava que Jó deixaria de servir e amar a Deus se Deus tirasse de Jó tudo aquilo que Ele tinha acrescentado em sua vida.

Deus permitiu a tragédia na vida de seu servo amado.

No mesmo dia se foram seus gados, servos, filhos e ovelhas. Cap. 1 do livro de Jó.

Jó ao receber a notícia, rasga suas vestes, raspa a cabeça e faz uma oração. Olhem a humilhação que esse homem fez diante de Deus. 

Nu eu sai do ventre da minha mãe e nu eu voltarei para lá. Foram-se todos, mas Tú permaneces comigo Senhor.  A Bíblia fala que em tudo isso Jó não atribuiu à Deus falta alguma.

Muitas pessoas vivem atribuindo a Deus as coisas ruins que lhes acontecem diariamente e nos esquecemos de que muitas delas, são frutos daquilo que no passados nos mesmos plantamos.

Satanás não estava contente com a atitude de Jó, pois ele permaneceu integro diante do Senhor, voltou novamente a Deus e lhe diz que o homem daria tudo pela sua própria vida, então Deus permite que Satanás tocasse na vida de Jó, trazendo-lhe enfermidades. 

O poder que o inimigo tem é limitado. Ele jamais fará dano algum em nenhum servo do Senhor que o Deus Imortal não tenha assim permitido ele fazer.

Mediante a tanta dor e perda, Jó é tentado através de sua própria mulher a amaldiçoar ao Senhor.

Mas uma vez ele não o fez.

Jó amaldiçoa sim, o dia em que ele nasceu. Talvez fosse melhor que eu nunca tivesse nascido Tanta dor assim eu não teria que sofrer. Será que um pensamento assim já passou pela sua cabeça?

Com certeza foram dias escuros, vividos por este servo de Deus. Dias de medo e de angústia. Dias que parecia não ter mas fim. Solidão e desprezo. Abandono...

E no final de tudo Jó diz: Eu sei que tudo pode e nenhum dos teus planos pode ser impedido; Escuta-me disseste e eu falarei; eu te perguntarei e tu me responderás. Com os ouvidos eu ouvira falar de ti, mas agora te veem os meus olhos. Por isso eu me abomino e me arrependo no pó e na cinza. cap. 42.

Irmãos, por mais difícil que tenha sido as lutas de Jó, Deus tinha um plano em todas elas. Deus permite muitas vezes que lutas e dificuldades sejam colocadas diante de nós para que sejamos mais fortes do que éramos ontem. Para que tenhamos mais experiência com Deus, na sua misericórdia e no seu amor.

Diante das dificuldades precisamos olhar para Deus e vê-lo assim como Ele o é. Um Deus que continua sendo lindo e santo. Maravilhoso e justo. Correto em tudo aquilo que Ele faz. Continua assentado sobre um trono de Glória, com anjos voando ao seu redor declarando sua majestade.

Nada será colocado no teu caminho, que seja além das tuas forças. Da tua habilidade de carregar. Deus conhece teus limites, e sabe exatamente a hora de dar um basta em Satanás, para poder te abençoar.

Quando entendemos que Deus continua sendo Deus, mesmo quando as coisas não andam como nós desejamos que andassem, passamos a ter um entendimento maior dos sonhos e dos propósitos do Senhor para as nossas vidas. E não apenas isso, passamos a vivê-los em nosso viver diário.

No final de tudo, Jó foi exaltado por Deus. Deus restituiu na vida de Jó tudo aquilo que antes ele tinha inclusive a sua honra. Através da oração de Jó, seus amigos se livraram de enfrentar as mãos de Deus. Pois não tinham conhecimento do Senhor, assim como Jó.

Um grande abraço, bjim no coração...
Pra Thaís Itaborahy
Postar um comentário

Pages

Followers