quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Como edificar um lar cristão?

Um grande arquiteto nunca para de estudar. Os construtores sempre encontram novos meios e tecnologias inovadas que os ajudam a fazerem trabalho mais elevados. Com isso eu quero dizer que o processo de edificação de um lar é permanente, nunca acaba e os mínimos detalhes fazem toda a diferença.


Para muitos edificar um lar não é mais um sonho pois o valor de família a cada dia que passa o "mundo"tenta denegri-la. Ensinado que família um dia acaba, então viva para você, sem se preocupar com o resto, contráriando assim a palavra de Deus.


Querido leitor, a família foi projetada por Deus ainda no Éden. Quando Deus viu que Adão tendo todas as coisas se subemetendo à ele, um vazio ainda existia. Foi quando Deus disse: Farei para ti uma ajudadora, a mulher. O homem e a mulher se completam, por isso Deus disse: E serão dois uma só carne. 


Agora encontramos duas pessoas, distintas, de culturas diferentes, de origens diferentes, que na caminhada se encontram e resolvem se casar. Como edificar um lar? Eis a questão.!?


Jesus nos ensina grandes lições para os seus discípulos dizendo que o homem que ouve as suas palavras e as põe em prática será semelhante a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. (Mt 7:24) 


Então entendemos que Jesus chama de prudente um homem que aprende acerca da palavra de Deus ( Bíblia) mas não apenas isto, coloca em prática os ensinamentos que aprendeu. 


O que a Bíblia diz sobre edificação de um lar? Homem e mulher trabalhando juntos para construção e um fundamento.?


O único fundamento que nos é dado é a Rocha que é Jesus. Devemos construir todos os nossos sonhos e projetos ensina dele. Quando fazemos assim, ventos veem e passam, e jamais levarão embora os fundamentos da casa.


1. Vós mulheres sede submissas a vossos maridos como convém no Senhor. Cl 3:18
2. Maridos amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. v19
3. Filhos, obedeceis em tudo aos vossos pais. v20.


As mulheres, a submissão da mulher não a coloca em nível inferior ao maridos. A missão da mulher é ajudar ao seu marido. Estar do seu lado, apoiando seu trabalho, incentivando-o. A mulher tem uma maior sensibilidade natural no seu temperamento, e pode ser de grande ajuda para um homem. A mulher não deve se calar mediante a erros e falhas cometidas pelo parceiro, no entando a mulher sábia, fala na hora certa e do jeito certo. Uma mulher jamais deve tomar as rédias da casa, pois isso tira a autoridade dada pelo próprio Deus ao homem, no entando com jeito e sabedoria ela ajuda seu marido a fazer escolhas certas. A mulher sábia, edifica sua casa, mantendo nela sempre o amor, ela cuida do seu marido fazendo-o senti-se amado e seguro. A mulher sábia, mantem  seu lar sempre limpo e agradável. ( Deus não habita em meio a sujeira). A mulher encontra forças para obedecer a palavra de Deus no joelho. Pois Deus mesmo capacitará uma mulher a fazer o trabalho que Ele mesmo ordenou que ela fizesse. ( Nunca Deus pedirá algo de você que não irás conseguir realizá-lo.)


Aos homens, amais as vossas mulheres. Toda mulher tem a necessidade de se sentir amada, protegida e segura. Vocês homem tem essa resposabilidade diante de Deus. Como sacerdotes da casa, deve levar sua casa a adorar a Deus e respeita-lo em tudo. Ame a sua esposa, entenda ela, respeite-a. Quando o homem entende que ele é o sacerdote e a mulher que está do seu lado deseja ajuda-lo a construir um edificio, juntos eles devem trabalhar. Como isso acontece? O homem ama a sua mulher e a mulher sendo amada não terá problemas nenhum no sentido de ser submissa a ele. Se os homens obedecessem ao mandamento do amor com o Apostolo ensinou, muitos casamentos não seríam destruidos por Sátanas. Entedamos que o maior inimigo do casamento não é o outro conjuge, senão o próprio diabio, que deseja com que todas as famílias se destruíssem, porque é muito mais difícil você construir um edifcío sozinho doque em dois, certo?
Então maridos, amem. Sejam pacientes com suas mulherem, a tratem como o vaso ais frágil, tenham sabedoria no falar com elas, não gritem, usem de amor e palavras sábias, orem uns pelos outros, um casal que ora junto permanece junto, já dizim no passado.


Para o dois, não deixem que ninguém se coloque no meio de vocês. Sejam um em acordo. Tenham um mesmo pensamento. Honren um ao outro. Desfendam-se contra terceiros. Não permitam que ninguém fale mal da sua esposa e nem do seu marido. Sejam vocês os primeiros a se defenderem. Não se apartem um do outro por muito tempo, pois o inimigo encontra brecha para entrar dentro da sua casa, não usem de palavras vãs, nem de chavões um para com o outro.


Dica: Se Deus for a pessoa principal na sua vida, se você deseja honra-lo e servi-lo de todo coração, e você buscar forças no Senhor para amar a sua mulher e trata-la com respeito e da mesma forma a mulher, buscar me Deus forças para honrar seu marido e ser para ele uma ajudadora, se vocês permanecerem juntos, mesmo mediante os ventos ( sopram em todos os lares), vocês irão comtemplar que no final da tempestade, vocês permaneceram juntos.


Deus nós abençoe e que o nosso Pai esteja guardando a cada família que passar por este blog. Que o sangue de Cristo nos proteja do maligno e a graça do Senhor nos capacite a construir um lar para que o nome de Jesus, seja em tudo e em todos engrandecido.


( Eu irei escrever um post separado sobre a educação de filhos segundo a Bíblia.)


Um grande abraço em todos, obrigada por participar do ~ De coração para coração ~


Pra. Thaís Itaborahy

Postar um comentário

Pages

Followers